Quem somos
Quem somos
A Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI) foi criada em 24/08/1988 e decorreu da necessidade dos Bancos Internacionais brasileiros terem uma Associação especificamente com o seu DNA.
Naquela ocasião enfrentamos dificuldades e problemas específicos, principalmente de origem política. As enfrentamos e as superamos com o apoio efetivo dos Bancos Internacionais existentes na época, mas as dificuldades seriam bem menores se contássemos, na ocasião, com uma Associação especificamente criada para esses bancos.
O objetivo era ter uma Associação que defendesse especificamente os interesses dos bancos internacionais à luz de suas características próprias e contando com o apoio da totalidade desses Bancos Internacionais existentes na época, criamos a ABBI.
Com a ajuda dos bancos sócios fundadores, mais especificamente do Banco de Boston, a pequena estrutura da ABBI (um Diretor Executivo e uma Secretária) ocupou nos seus dois primeiros anos de existência, local cedido gratuitamente por esse Banco e, nossas reuniões aconteciam ou nas instalações do BKB ou na Febraban.
Esta característica de manter uma estrutura de apoio fisicamente pequena e funcional continua no nosso DNA e a estrutura atual é de apenas 5 colaboradores diretos. Para o seu funcionamento a ABBI conta com 13 Comitês Técnicos, com reuniões mensais, reportando à sua Diretoria.
O Brasil não é um país para amadores e acreditamos que agora estamos muito melhor aparelhados para administrar nosso dia a dia e superar as dificuldades, que não são poucas, em se operar um banco internacional no Brasil.
O funcionamento do SFN, na área privada, conta com uma Federação e algumas Associações específicas e a ABBI se orgulha de saber desempenhar as suas prerrogativas em convivência pacífica e cooperativa com esses diversos segmentos. O Sistema e, por consequência a ABBI contam também na qualidade de associados, com uma Confederação (CNF), em Brasília.
Com a constante transformação do SFN nos últimos anos e, atenta a futuras eventuais necessidades operacionais, a ABBI entende estar apta a representar as justas aspirações dos Bancos Internacionais estabelecidos no Brasil, em prol dos interesses maiores de nossa Nação e de acordo com o que rege o seu Estatuto.
Congregar e representar os Bancos internacionais, presentes ou representados no Brasil.
Trabalhar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do sistema bancário brasileiro através da defesa do regime de livre mercado, da livre iniciativa, e do aumento da competitividade objetivando torná-lo mais eficiente e com melhores condições de exercer o seu papel de agente financiador do desenvolvimento brasileiro.
Defender, junto a organizações, associações, órgãos públicos e governos, brasileiros e estrangeiros, os legítimos interesses dos seus associados.
Discutir e debater os problemas conjunturais e econômicos que afetem o sistema bancário, como um todo, em especial aos seus associados, dadas as peculiaridades do caráter internacional de sua atuação, propiciando o encaminhamento de soluções adequadas a esses problemas.
O funcionamento da ABBI ocorre através dos seguintes órgãos:
• Assembléia Geral
• Diretoria
• Conselho Fiscal
• Diretorias Técnicas
Janeiro 2021 à Dezembro 2024 (atual)